Music Makers: Educação musical para Crianças de 3 a 10 anos

 O curso é inspirado na abordagem “Orff de ensino de música para crianças, do compositor alemão Carl Orff (1895-1982). Envolve fala, dança, movimento, ritmo, que serve de base à educação musical da primeira infância.

Leva em conta também o interesse do músico canadense Murray Schaffer (1933-) em relação à importância de desenvolver na criança a capacidade de escutar, de apurar suas percepções dos sons do ambiente ao seu redor. Inspira-se também na Pedagogia da escuta do pedagogo italiano Loris Malaguzzi (1920-1991), para quem escutar é conectar-se com o outro; uma atividade  que demanda um tempo repleto de silêncios e pausas, que, por sua vez, podem significar intensa comunicação.

A interação durante as aulas é em inglês, para que as crianças possam se familiarizar com essa língua estrangeira de maneira lúdica, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e linguístico, além da expressividade e criatividade. As crianças exploram ritmos, movimentos, por meio de instrumentos de percussão, flautas e outros, com diferentes níveis de complexidade e desafios. Cantam, acompanham ritmos, dançam, brincam com poesias e palavras, atuam, reproduzem e identificam sons, expressando-se oral e corporalmente. Desenvolvem a observação, percepção, escuta e espírito de cooperação mútua.


Público: Crianças de 3 a 6 anos e 7 a 10 anos
Duração: 1 hora – 1 vez por semana.

Professor: Vitor Fabris, músico e professor de música. Estagiou na Escola Britânica do Rio de Janeiro e é professor de Música na Escola Americana do Rio de Janeiro. Bacharel em violão pela UFRJ e Licenciatura em música pelo Conservatório Brasileiro de Música. Cursa Pós-Graduação em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música. Participa do Projeto ‘Sala de Música’ (projeto social da Sala Cecília Meireles com a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, coordenado pela Prof Doutora Adriana Rodrigues. Tendo vivido quatro anos na Alemanha, adquiriu prática em jazz e concluiu vários cursos online da Berkelee College of Music. É fluente em inglês e proficiente em alemão, italiano e francês.

Fale conosco para mais informações!