Criada em 2006, a Villa School é uma escola de inglês para crianças, adolescentes e adultos de todas as idades. Oferecemos uma experiência de aprendizagem consistente da língua inglesa, para que seus alunos possam ter acesso a informações, comunicar-se e interagir no idioma com segurança e de maneira fluente, dominando ao longo do tempo os seus sons, o seu vocabulário e os seus usos em contextos formais e informais.
Enfatizamos a relação interpessoal, a interação e a comunicação entre os participantes e também a aprendizagem criativa e expressiva.
Entendemos que o ambiente de aprendizagem deve ser acolhedor e receptivo. Assim, buscamos diminuir as assimetrias nas relações entre professores-alunos e alunos entre si, favorecendo a proximidade entre todos participantes, criando uma atmosfera descontraída, propícia à aprendizagem.
Inspiração
Nossa concepção de ensino é inspirada na concepção de linguagem e cognição como processos sociais de Bakhtin (1895/1975) e Vygotsky (1896/1934) e na teoria do conhecimento de Jean Piaget (1896-1980), centrada no desenvolvimento natural da criança. Entendemos a aprendizagem da língua estrangeira (ou língua adicional) como um processo de atravessamento de fronteiras e de deslocamentos identitários que requer flexibilidade psíquica por parte dos aprendizes (Revuz, 2015). Apoiamo-nos na visão de que as pessoas participam de jogos de linguagem, na sua interação com o outro, e de que os significados são construídos no uso (Wittgenstein, 1889/1951).
Levamos em conta a interculturalidade como forma de estabelecer reciprocidade entre culturas, compreendendo a língua inglesa como mediadora desse diálogo. Consideramos fundamental o entendimento de que a sala de aula de uma língua estrangeira seja um espaço de aceitação das diferenças, de convivência, de intercâmbio de ideias, de argumentação e respeito mútuo.




